domingo, 15 de novembro de 2009

SABEDORIA DE NASRUDDIN




Sempre fomos levados a acreditar que a seriedade está de alguma forma associada à sabedora. Imaginamos que o aprendizado só pode ocorrer em meio a caras sérias e eolhares profundos.

Esta coletânea de contos de Nasrudin vem demonstrar-nos que as coisas não são exatamente assim.

Através do humor, este mestre sufi nos leva a perceber o caráter paradoxal da vida e nos desvela nossa forma de pensar condicionada. Os contos, precisamente por seu humor, esgueiram-se por entre padrões mentais impostos à humanidade pelo hábito e conduzem a consciência um pouco mais adiante no caminho de uma verdadeira compreensão, revelando-nos uma sabedoria viva que se desdobra em vários níveis.

Este sábio sufi, Mullá Nasrudin, atravessou fronteiras e enraizou-se em várias culturas. Ninguém sabe ao certo quem foi ele, one viveu e nem quando - se é que realmente existiu! O mistério que o envolve é, na verdade, a forma mais apropriada de apresentar esse personagem que só pode ser descrito, ressaltando apenas o que é realmente importante , ou seja, sua mensagem. Uma mensagem que nos ensina a rir de nós mesmos, como uma das formas de nos conhecermos. Uma menagem que nos faz perceber o paradoxo de nossa situação humana e que nos fala de uma outra possibilidade de consiência para o ser humano.

Familiarizar-se com as Hitórias de Nasrudin abre a possibilidade de entrarmos em contato com o Sufismo em um de seus apectos mais desconcertantes.

14 comentários:

JPBARROS disse...

Hugo
Nasruddin é demais sim, usa a simplicidade das historias, para transmitir conhecimentos profundos.

Um abraço

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

É comum vermos as histórias deste sábio, nos livros de Malba Tahan, grande educador brasileiro.
Muito profundo este espaço..
Lugar para pensar, levar sementes de sabedoria e distribuir com o mundo.

Voltarei outras vezes.
Fica feliz

Kelly disse...

Olá, encontrei seu blog, caminhando por blogs de amigos, gostei muito do que encontrei aqui. Parabéns por essa postagem cheia de sabedoria, e também de instrução, vamos mesmo levar a vida com humor, afinal tudo gera aprendizado e não o stress que temos visto no dia a dia. passei a te seguir e sempre estarei aqui vendo o que acontece. bjs

angela disse...

São histórias ótimas mesmo, tão boas quanto o giro sufi..rs
beijos

Reino da Fantasia disse...

Realmente! Pessoas sisudas não têm nada a ver com "sabedoria". abçs

Norma Villares disse...

Bom dia Hugo!
Qe linda mensagem. Como é bela a natureza hilária de Nasruddin.
Eu também não gosto muito dele.
Obrigada pela visita e comentário.
Abraços ricos de natureza festiva

Hugo Cheng disse...

Obgo amigos, que bom que gostaram.
Namasté

Guará Matos disse...

Quero convidá-lo pra ler duas publicações que edito:
RIO ENTERTAIMENT/ www.jafogandooganso.wordpress.com
JORNAL AFOGANDO O GANSO/ www.afogandooganso.blogspot.com
Ah, pode deixar comentários, ok...hahahahaha?

Maria José disse...

Hugo. Estou passando aqui para dar um olá, regar nossa amizade e divulgar um blog bem interessante (http://cinemaespirita.blogspot.com/). Passe por lá. Você vai gostar. Obrigada e um grande beijo.

Nica Gomes disse...

Ola Hugo

Muito obrigado por sua visita em meu blog.
Felicidade hoje e sempre para todos nós.
Um abraço.
Namasite

Armando Salvador (smile) disse...

Adicionando agradáveis vibrações de alegria, saúde e abundância, em tudo que vemos e recordamos ficamos magneticamente ALINHADOS para atrair irresistivemente nosso pleno contentamento, sanidade e abastança. armandobeneficio.blogspot.com (Acesse esse Blog e vai ampliar seu maravilhoso Bem-Estar)

Armando Salvador (smile) disse...

A melhor maneira de prever o futuro agradável pleno de bom-humor, harmonia orgânica e prosperidade, é incluir em cenas pretéritas preciosas vibrações de alegria, saúde e abundância,usando o quântico "vão elástico" da memória que sempre aceita acoplamentos de tudo que é jubiloso, sadio e afortunado. Daí, criamos valiosos impulsos de ações inspiradas alegres, saudáveis e prósperas. armandobeneficio.blogspot.com (Acesse sempre esse Blog e vai atrair mais alegria, saúde e abundância, em seu roteiro precioso)

Armando Salvador (smile) disse...

DOAÇÃO PRECIOSA vibrátil alegre, saudável e próspero, que podemos dar aos outros é a nossa expectativa pelo sucesso deles no constante bom-humor, harmonia orgânica e prosperidade, IMAGINANDO que expressam permanente contentamento, sanidade e abastança. Assim, ficamos sempre em estado de atração reversiva de alegria, saúde e abundância. armando beneficio.blogspot.com (Acessando esse Blog você amplia sem Bem-Estar.

Armando Salvador (smile) disse...

A Lei da Atração carreia de volta para nós todas as confortáveis vibrações de alegria, saúde e abundância, que sempre incluimos na nossa realidade vibratória íntima. É assim que intensificamos nosso agradável magnetismo exultante, salutar e abastado. armandobeneficio.blogspot.com (Acessando esse Blog constantemente você vai atrair mais preciosidade em sua vida).