domingo, 15 de novembro de 2009

SABEDORIA DE NASRUDDIN




Sempre fomos levados a acreditar que a seriedade está de alguma forma associada à sabedora. Imaginamos que o aprendizado só pode ocorrer em meio a caras sérias e eolhares profundos.

Esta coletânea de contos de Nasrudin vem demonstrar-nos que as coisas não são exatamente assim.

Através do humor, este mestre sufi nos leva a perceber o caráter paradoxal da vida e nos desvela nossa forma de pensar condicionada. Os contos, precisamente por seu humor, esgueiram-se por entre padrões mentais impostos à humanidade pelo hábito e conduzem a consciência um pouco mais adiante no caminho de uma verdadeira compreensão, revelando-nos uma sabedoria viva que se desdobra em vários níveis.

Este sábio sufi, Mullá Nasrudin, atravessou fronteiras e enraizou-se em várias culturas. Ninguém sabe ao certo quem foi ele, one viveu e nem quando - se é que realmente existiu! O mistério que o envolve é, na verdade, a forma mais apropriada de apresentar esse personagem que só pode ser descrito, ressaltando apenas o que é realmente importante , ou seja, sua mensagem. Uma mensagem que nos ensina a rir de nós mesmos, como uma das formas de nos conhecermos. Uma menagem que nos faz perceber o paradoxo de nossa situação humana e que nos fala de uma outra possibilidade de consiência para o ser humano.

Familiarizar-se com as Hitórias de Nasrudin abre a possibilidade de entrarmos em contato com o Sufismo em um de seus apectos mais desconcertantes.

14 comentários:

JPBARROS disse...

Hugo
Nasruddin é demais sim, usa a simplicidade das historias, para transmitir conhecimentos profundos.

Um abraço

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

É comum vermos as histórias deste sábio, nos livros de Malba Tahan, grande educador brasileiro.
Muito profundo este espaço..
Lugar para pensar, levar sementes de sabedoria e distribuir com o mundo.

Voltarei outras vezes.
Fica feliz

Kelly Kobor Dias disse...

Olá, encontrei seu blog, caminhando por blogs de amigos, gostei muito do que encontrei aqui. Parabéns por essa postagem cheia de sabedoria, e também de instrução, vamos mesmo levar a vida com humor, afinal tudo gera aprendizado e não o stress que temos visto no dia a dia. passei a te seguir e sempre estarei aqui vendo o que acontece. bjs

angela disse...

São histórias ótimas mesmo, tão boas quanto o giro sufi..rs
beijos

soninha disse...

Realmente! Pessoas sisudas não têm nada a ver com "sabedoria". abçs

Norma Villares disse...

Bom dia Hugo!
Qe linda mensagem. Como é bela a natureza hilária de Nasruddin.
Eu também não gosto muito dele.
Obrigada pela visita e comentário.
Abraços ricos de natureza festiva

Hugo Cheng disse...

Obgo amigos, que bom que gostaram.
Namasté

Guará Matos disse...

Quero convidá-lo pra ler duas publicações que edito:
RIO ENTERTAIMENT/ www.jafogandooganso.wordpress.com
JORNAL AFOGANDO O GANSO/ www.afogandooganso.blogspot.com
Ah, pode deixar comentários, ok...hahahahaha?

Maria José Rezende de Lacerda disse...

Hugo. Estou passando aqui para dar um olá, regar nossa amizade e divulgar um blog bem interessante (http://cinemaespirita.blogspot.com/). Passe por lá. Você vai gostar. Obrigada e um grande beijo.

Nicah Gomes disse...

Ola Hugo

Muito obrigado por sua visita em meu blog.
Felicidade hoje e sempre para todos nós.
Um abraço.
Namasite

Armando Salvador (smile) disse...

Adicionando agradáveis vibrações de alegria, saúde e abundância, em tudo que vemos e recordamos ficamos magneticamente ALINHADOS para atrair irresistivemente nosso pleno contentamento, sanidade e abastança. armandobeneficio.blogspot.com (Acesse esse Blog e vai ampliar seu maravilhoso Bem-Estar)

Armando Salvador (smile) disse...

A melhor maneira de prever o futuro agradável pleno de bom-humor, harmonia orgânica e prosperidade, é incluir em cenas pretéritas preciosas vibrações de alegria, saúde e abundância,usando o quântico "vão elástico" da memória que sempre aceita acoplamentos de tudo que é jubiloso, sadio e afortunado. Daí, criamos valiosos impulsos de ações inspiradas alegres, saudáveis e prósperas. armandobeneficio.blogspot.com (Acesse sempre esse Blog e vai atrair mais alegria, saúde e abundância, em seu roteiro precioso)

Armando Salvador (smile) disse...

DOAÇÃO PRECIOSA vibrátil alegre, saudável e próspero, que podemos dar aos outros é a nossa expectativa pelo sucesso deles no constante bom-humor, harmonia orgânica e prosperidade, IMAGINANDO que expressam permanente contentamento, sanidade e abastança. Assim, ficamos sempre em estado de atração reversiva de alegria, saúde e abundância. armando beneficio.blogspot.com (Acessando esse Blog você amplia sem Bem-Estar.

Armando Salvador (smile) disse...

A Lei da Atração carreia de volta para nós todas as confortáveis vibrações de alegria, saúde e abundância, que sempre incluimos na nossa realidade vibratória íntima. É assim que intensificamos nosso agradável magnetismo exultante, salutar e abastado. armandobeneficio.blogspot.com (Acessando esse Blog constantemente você vai atrair mais preciosidade em sua vida).