sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

SEJA SEMPRE GENTIL



— Posso falar com a gerente?

A súbita pergunta de minha amiga à garçonete me surpreendeu. Nosso jantar em uma pizzaria popular havia transcorrido em nenhuma anormalidade, e eu me perguntava o que Eileen tinha em mente.

A gerente se aproximou de nossa mesa alguns minutos depois.

— Em que posso ser útil? — ela perguntou hesitante, como se estivesse esperando mais uma reclamação de uma cliente zangada.

— Eu só queria lhe contar que a garçonete que nos atendeu hoje foi excelente — Eileen começou a dizer, descrevendo, em seguida, as várias coisas que a atendente havia feito e que tanto a impressionaram.

Evidentemente, a gerente ficou aliviada — e encantada, O mesmo aconteceu com a garçonete, que estava em pé, ao lado da mesa. Nos quatro rimos e conversamos por alguns minutos. Eileen havia transformado em sucesso o dia de duas mulheres esforçadas... e fez com que ficasse gravada em minha mente uma impressão indelével do poder das palavras positivas.

Quando pensamos em nossas palavras, é fácil nos concentrar nas pessoas que gostaríamos de censurar. Felizmente, existem certas frases que quase sempre têm um momento certo de ser proferidas —palavras que transmitem amor e incentivo. Aqui estão algumas delas:

“Seu trabalho foi excelente”.
“Posso orar por você neste momento?”.
“Como você realmente está?”.
“Suas palavras me ajudaram”.
“Eu estava errado(a)”.
“Obrigado(a), por me conduzir/servir”.
“Eu ofendi você?”.
“Gosto da maneira como você ________”.
“Em que posso ser útil?”.
“Conte-me sobre seu dia, seu trabalho, seus filhos...
“Por favor, perdoe-me”.
“Eu ainda o(a) amo.”
“Deus é tão grande a ponto de __________”.
“Estou orgulhoso(a) de você”.
“Você está se desenvolvendo bem”.
“Por favor, venha jantar conosco”.
“Senti sua falta”.
“Estou muito feliz por você”.
“Orei por você hoje”.
“Deve ter sido muito difícil!”.
“Aceito com satisfação!”.

Em resumo, se existem palavras que você gostaria de ouvir, tenha certeza de que elas também servem para encorajar os outros.

Namaste

6 comentários:

Kelly Kobor Dias disse...

Ótima postagem, a vida é como um espelho, devemos sempre agir e falar com o outro como gostaríamos que agissem e falassem conosco. ótimo fim de semana

angela disse...

Tem toda razão.
beijos

Dom Moleiro disse...

Hugo : Este post mostra uma maneira de ver a vida e as situações que sempre funciona.Se você se interessar ,eu recebi um e-mail a esse respeito intitulado "terapia do elogio " , que trata deste tema de maneira muito inteligente .
Entre no meu blog , clicando na imagem , e lá você encontrará meu endereço de e-mail .Passe o seu endereço e lhe enviarei esta mensagem citada acima

Abraços

Norma Villares disse...

Gentileza gerando Gentileza!

Que bom, que estamos treinando nesta arte de ser gentil.
Grande abraço

Unknown disse...

Olá Hugo!
Passei como sempre para sentir a energia boa de seu blog. E dizer que coloquei seu blog na barra lateral do meu.
Bjosssss

Aída Továr disse...

Adorei isso vou ficar atenta e praticar mais.
um grande abraço.