sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

SEJA SEMPRE GENTIL



— Posso falar com a gerente?

A súbita pergunta de minha amiga à garçonete me surpreendeu. Nosso jantar em uma pizzaria popular havia transcorrido em nenhuma anormalidade, e eu me perguntava o que Eileen tinha em mente.

A gerente se aproximou de nossa mesa alguns minutos depois.

— Em que posso ser útil? — ela perguntou hesitante, como se estivesse esperando mais uma reclamação de uma cliente zangada.

— Eu só queria lhe contar que a garçonete que nos atendeu hoje foi excelente — Eileen começou a dizer, descrevendo, em seguida, as várias coisas que a atendente havia feito e que tanto a impressionaram.

Evidentemente, a gerente ficou aliviada — e encantada, O mesmo aconteceu com a garçonete, que estava em pé, ao lado da mesa. Nos quatro rimos e conversamos por alguns minutos. Eileen havia transformado em sucesso o dia de duas mulheres esforçadas... e fez com que ficasse gravada em minha mente uma impressão indelével do poder das palavras positivas.

Quando pensamos em nossas palavras, é fácil nos concentrar nas pessoas que gostaríamos de censurar. Felizmente, existem certas frases que quase sempre têm um momento certo de ser proferidas —palavras que transmitem amor e incentivo. Aqui estão algumas delas:

“Seu trabalho foi excelente”.
“Posso orar por você neste momento?”.
“Como você realmente está?”.
“Suas palavras me ajudaram”.
“Eu estava errado(a)”.
“Obrigado(a), por me conduzir/servir”.
“Eu ofendi você?”.
“Gosto da maneira como você ________”.
“Em que posso ser útil?”.
“Conte-me sobre seu dia, seu trabalho, seus filhos...
“Por favor, perdoe-me”.
“Eu ainda o(a) amo.”
“Deus é tão grande a ponto de __________”.
“Estou orgulhoso(a) de você”.
“Você está se desenvolvendo bem”.
“Por favor, venha jantar conosco”.
“Senti sua falta”.
“Estou muito feliz por você”.
“Orei por você hoje”.
“Deve ter sido muito difícil!”.
“Aceito com satisfação!”.

Em resumo, se existem palavras que você gostaria de ouvir, tenha certeza de que elas também servem para encorajar os outros.

Namaste

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

VISÃO DE LONGO ALCANCE


Quando eu era menino, gostava de andar a esmo pelo parque perto de casa e observar alguns homens idosos jogando damas. Certo dia, um deles convidou-me para jogar. A princípio, o jogo parecia fácil. “Comi” uma peça dele e, depois, outra. De repente, ele pegou uma peça e foi saltando várias outras pelo tabuleiro, até chegar ao lado oposto, e gritou:

— Fiz uma dama!

Após dizer isso, ele “comeu” todas as minhas peças.

Naquele dia, aprendi o que significa visão de longo alcance. Ninguém se importa em perder algumas peças se estiver com os olhos fixos no lado oposto do tabuleiro, ou seja, no território da dama.

Não existem situações sem esperança na vida...existem apenas homens que se sentem desesperados em relação a elas.


Namaste