quarta-feira, 23 de dezembro de 2009


O Natal é um dia festivo e espero que o seu olhar possa estar voltado para uma festa maior, a festa do nascimento de Cristo dentro de seu coração.

Que neste Natal você e sua família sintam mais forte ainda o significado da palavra amor, que traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia, fazendo que você viva sempre com muita felicidade.

Que o ano de 2010 seja purificado pelas luzes que brilham no primeiro dia do ano.
Feliz Natal!



(Anônimo)

domingo, 22 de novembro de 2009

QUANDO A SINCERIDADE FALA PRIMEIRO


Certo dia, um juiz perguntou ao mestre Nasruddin:

- Mestre, no caso de você ter de escolher entre a justiça e o dinheiro, o que você escolheria?

- O dinheiro, é claro - respondeu Nasruddin, sem pestanejar.

- O quê! - disse o juiz. Pois eu escolheria a justiça sem pensar duas vezes, porque a justiça não é fácil de ser encontrada, enquanto o dinheiro, este não é tão raro assim. Podemos encontrá-lo por aí sem grandes dificuldades. Estou sinceramente espantado com a sua opção, Nasruddin. Não o julgava capaz de uma ambição, sendo um mestre!

- Meritíssimo, cada um deseja aquilo que mais lhe falta! - respondeu tranquilamente o mestre Nasruddin.



Este Mullah Nasruddin é sábio muito bom.


Namaste

domingo, 15 de novembro de 2009

SABEDORIA DE NASRUDDIN




Sempre fomos levados a acreditar que a seriedade está de alguma forma associada à sabedora. Imaginamos que o aprendizado só pode ocorrer em meio a caras sérias e eolhares profundos.

Esta coletânea de contos de Nasrudin vem demonstrar-nos que as coisas não são exatamente assim.

Através do humor, este mestre sufi nos leva a perceber o caráter paradoxal da vida e nos desvela nossa forma de pensar condicionada. Os contos, precisamente por seu humor, esgueiram-se por entre padrões mentais impostos à humanidade pelo hábito e conduzem a consciência um pouco mais adiante no caminho de uma verdadeira compreensão, revelando-nos uma sabedoria viva que se desdobra em vários níveis.

Este sábio sufi, Mullá Nasrudin, atravessou fronteiras e enraizou-se em várias culturas. Ninguém sabe ao certo quem foi ele, one viveu e nem quando - se é que realmente existiu! O mistério que o envolve é, na verdade, a forma mais apropriada de apresentar esse personagem que só pode ser descrito, ressaltando apenas o que é realmente importante , ou seja, sua mensagem. Uma mensagem que nos ensina a rir de nós mesmos, como uma das formas de nos conhecermos. Uma menagem que nos faz perceber o paradoxo de nossa situação humana e que nos fala de uma outra possibilidade de consiência para o ser humano.

Familiarizar-se com as Hitórias de Nasrudin abre a possibilidade de entrarmos em contato com o Sufismo em um de seus apectos mais desconcertantes.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

INFERNO E CÉU COLETIVOS




Mestre e discípulo foram até uma região onde havia fartura de arroz mas os habitantes daquele lugar possuíam talas em seus braços, o que os impedia de levarem o alimento à própria boca. No meio daquela fartura, passavam fome e eram fracos e subnutridos!

- Veja! - Disse o Mestre - Isto, é o inferno colectivo.


Em seguida, o Mestre guiou o Discípulo para uma região próxima e mostrou que nela também havia fartura de arroz e as pessoas também tinham os braços atados a talas mas eram saudáveis e bem nutridas pois uma levava o arroz à boca do outro, em um processo de interdependência e cooperação mútua.

- E isto é o Céu colectivo.

Namasté

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

MARCHA PARA A PAZ


"A Marcha Mundial irá começar na Nova Zelândia, no dia 2 de outubro de 2009, dia em que é comemorado o aniversário do nascimento de Gandhi e declarado pelas Nações Unidas como “Dia Internacional da Não-Violência”. Terminará na Cordilheira dos Andes, em Punta de Vacas, aos pés do Monte Aconcágua em 2 de janeiro de 2010. Durante estes 90 dias, passará por mais de 90 países e 100 cidades, nos cinco continentes. Cobrirá uma distância de 160.000 km por terra. Alguns trechos serão percorridos por mar e por ar. Passará por todos os climas e estações, desde o verão tórrido de zonas tropicais e do deserto, até o inverno siberiano. As etapas mais longas serão a americana e a asiática, ambas de quase um mês. Uma equipe base permanente de cem pessoas de diversas nacionalidades fará o percurso completo.

PORQUÊ

Porque a fome no mundo pode ser resolvida com 10% do que se gasta em armamento pesado. Podemos imaginar como seria, se 30 ou 50% fossem destinados para melhorar a vida das pessoas, em vez de serem aplicados em destruição?
Porque eliminar as guerras e a violência significa sair definitivamente da “pré-história humana” e dar um passo gigante no caminho evolutivo de nossa espécie.
Porque nos acompanha nessa inspiração a força das vozes de tantas gerações anteriores que sofreram as conseqüências das guerras e cujo eco continua se escutando hoje em todos os lugares onde continuam deixando seu fúnebre rastro de mortos, desaparecidos, inválidos, refugiados e deslocados.
Porque um “mundo sem guerras” é uma proposta que abre o futuro e deseja se concretizar em cada canto do planeta, onde o diálogo vá substituindo a violência.
É chegado o momento de fazer ouvir a voz dos sem-voz! Milhões de seres humanos pedem por necessidade que se acabe com as guerras e a violência.
Podemos conseguir isso, unindo todas as forças do pacifismo e da não-violência ativa do mundo."

A seguir, disponibilizo uma relação de links para você que gostaria de participar de alguma forma, seja ajudando a divulgar, participando da Marcha em seu país, estado ou município, ou mesmo obter mais informações a respeito:

* Site Oficial - The World March for Peace and Nonviolence - site em múltiplos idiomas (inclusive português). Todas as informações sobre este evento, adesões pelo mundo, personalidades que estarão participando, etc.

* Site da Marcha Mundial Pela Paz e Não Violência - BRASIL - Informações sobre como e onde participar, divulgar, aderir, dowloads de materiais, inscrição para participar em vários estados brasileiros, notícias, etc

* Site da Marcha Mundial Pela Paz e Não Violência - PORTUGAL - Informações para quem quer participar, notícias, fotos, vídeos de divulgação da campanha, lista de adesões, etc.

MUITA PAZ!
PAZ!

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

KITO



Um dia, Um velho foi visitar mestre Ryokan e disse-lhe:

- Eu quisera pedir-vos que fizésseis um kito "Cerimonia para cumprimento de uma promessa" em minha intenção. Assisti à morte de muita gente ao meu redor. E também deverei morrer um dia. Portanto, por favor, fazei um kito para eu viver por muito tempo.

- De acordo. Fazer um kito para viver muito tempo não é difícil. Quantos anos tendes?
- Apenas oitenta.
- Ainda sois jovem. Diz um provérbio japonês que até os cinqüenta anos somos como crianças e que, entre os setenta e os oitenta, precisamos amar.
- Concordo, fazei-me então um bom kito!
- Até que idade quereis viver?
- Para mim, acho que basta-me viver até os cem.
- Vosso desejo, na verdade, não é muito grande. Para chegar aos cem anos, só vos resta viver mais vinte. Não é um período tão longo assim. E sendo o meu kito muito exato, morrereis exatamente aos cem anos.

O velho ficou com medo:

- Não, não! Fazei que eu viva cento e cinqüenta anos!

- Atualmente, tendo atingido os oitenta, já viveste mais da metade do prazo que desejais. A escalada de uma montanha exige grande soma de esforços e tempo, mas a descida é rápida. A partir de agora, vossos derradeiros setenta anos passarão como um sonho.


- Nesse caso, dai-me até trezentos anos!


Ryokan respondeu:

- Como o vosso desejo é pequeno! Somente trezentos anos! Diz um provérbio antigo que os grous vivem mais de mil anos e as tartarugas dez mil. Se animais podem viver tanto assim, como é que vós, um homem , desejais viver apenas trezentos anos!

- Tudo isso é muito difícil...- tornou o velho, confuso. - Para quantos anos de vida podeis fazer-me um kito?


- Quer dizer, então, que não quereis morrer! Eis aí uma atitude de todo em todo egoísta... - replicou o mestre.


- Bem, tem razão....- respondeu o ancião, constrangido.

- Assim sendo, o melhor é fazer um kito para não morrer.
- Sim, é claro! E pode ser? Esse é o kito que eu quero! - o velho animou-se bastante.
- É muito caro, muito, muito caro, e leva muito tempo...
- Não faz mal. - concordou o velho.

Ajuntou, então, Ryokan:

- Começaremos hoje cantando apenas o Makka Hannya Shingyo; a seguir, todos os dias, vireis fazer zazen no templo. Pronunciarei, então, conferências em vossa intenção.
Dessa maneira, de uma forma suave e indireta, Ryokan fez o velho homem deixar de se preocupar com o dia de sua morte e o conduziu ao Dharma.


**************************************************************


Eu coloquei esse vídeo do Filme "A PARTIDA" em que fala sobre a cultura japonesa acerca dos rituais e arrumação dos mortos. Um filme muito interessante, com uma trilha sonoro muito bonita.

Espero que gostem
Namasté



sexta-feira, 30 de outubro de 2009

A HUMANIDADE PARA DALAI LAMA

Perguntaram a Dalai Lama:

"O que mais te surpreende na Humanidade?"

E ele respondeu:

"Os homens...

Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem o dinheiro para recuperar a saúde...

Porque pensam ansiosamente no futuro e, por isso, esquecem-se do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente, nem o futuro...

E porque vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se nunca tivessem vivido!"

Namaste!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

A CASA DOS MIL ESPELHOS



Há algum tempo atrás existia, numa distante e pequena vila, um lugar conhecido como A Casa dos Mil Espelhos.

Certo dia, um pequeno e feliz cãozinho soube deste lugar e decidiu visitar.

Quando lá chegou, saltitou feliz escada acima até a entrada da casa. Olhou através da porta de entrada com suas orelhinhas bem levantadas e abanando a sua cauda, tão rapidamente quanto podia.

Para sua grande surpresa, deparou-se com outros mil pequenos e felizes cãezinhos, todos a abanarem as suas caudas, tão rapidamente quanto a dele.

Nesse momento, deu um enorme sorriso e foi correspondido com mil sorrisos enormes. Quando saiu da casa pensou: 'Que lugar maravilhoso! Voltarei sempre, um milhão de vezes'.


Na mesma vila havia outro pequeno cãozinho, não tão feliz quanto o primeiro, que decidiu também visitar a casa.

Subiu lentamente as escadas e espreitou através da porta.

Quando viu mil cães a olhá-lo fixamente, rosnou e mostrou os dentes e ficou assustado ao ver mil cães a rosnar-lhe e a mostrar-lhe os dentes.

Saiu a correr e pensou: "Que lugar horrível, nunca mais volto aqui!"

Todos os rostos no mundo são espelhos.


Namasté

terça-feira, 27 de outubro de 2009

A FORÇA DA INICIATIVA




Um mais Um é sempre mais que DOIS.
A força dessa criança, surpreendeu o mundo. Esse vídeio andou pelos quatro cantos do planeta, mostrando o poder da iniciativa.

Assistam!

Namaste

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

QUANDO DIGO DEUS


Quando digo Deus, os olhos se fecham e a luz me ilumina...

Quando digo Deus, vejo meu tamanho real e espanto-me com minha vaidade...


Quando digo Deus, minha ignorância me envergonha...

Quando digo Deus, meu orgulho se abate...

Quando digo Deus, minha angústia de futuro se alivia...

Quando digo Deus, a correria desenfreada da vida perde o sentido...

Quando digo Deus, a ambição que atormenta desaparece...

Quando digo Deus, a arrogância dos sábios se dissolve no ar...

Quando digo Deus, a prepotência dos poderosos se desfaz na poeira...

Quando digo Deus, os caminhos se abrem para novos destinos...


Quando digo Deus, a chama do amor começa a me aquecer devagar...


Quando digo Deus, a vida se transforma numa caminhada mais leve...


Quando digo Deus, olho meus companheiros com esperança e afeto...

Quando digo Deus, os braços se abrem para as crianças...

Quando digo Deus, o pão fica mais saboroso em minha boca...

Quando digo Deus, o canto embala o meu trabalho...

Quando digo Deus, o sono vem e alivia o meu cansaço...

Quando digo Deus, o abraço e o beijo se purificam...


Quando digo Deus, a palavra amor faz sentido...


Quando digo Deus, minha voz é uma canção levada pelo vento...


Quando digo Deus, a noite cai em silêncio e a paz invade meu coração...

Quando digo Deus, é como se visse o milagre do amanhecer...

Quando digo Deus, não preciso dizer mais nada.


Fonte: Douglas Tufano. Deus.

ESCOLHA DE AMIGOS


Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila.

Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.
A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco.Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.
Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto.
Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem,
mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Quero-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;
e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou.
Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos,
nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril."

Oscar Wilde


domingo, 25 de outubro de 2009

A VIDA É MUITO RICA




A vida é rica e pede para desabrochar.

Cresça!

Floresça!

Basta olhar o belo raio de sol,

Deixar essa luz visitar o coração

Olhar a beleza das flores se abrirem

Na natureza com riqueza de festas

Desenhando-se nas paisagens

Cresça!

Floresça!

Namasté!

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

MOMENTO CERTO



Um viajante resolveu passar algumas semanas num mosteiro do Nepal.


Certa tarde, entrou num dos muitos templos do mosteiro, e encontrou um monge, sorrindo, sentado no altar.


- Por que o senhor sorri ? - perguntou ao monge.


- Porque entendo o significado das bananas - disse o monge, abrindo a bolsa que carregava, e tirando uma banana podre de dentro.


- Esta é a vida que passou e não foi aproveitada no momento certo, agora é tarde demais.


Em seguida, tirou da bolsa uma banana ainda verde.

Mostrou-a e tornou a guardá-la.


- Esta é a vida que ainda não aconteceu, é preciso esperar o momento certo - disse.


Finalmente, tirou uma banana madura, descascou-a, e dividiu-a com meu amigo, dizendo :


- Este é o momento presente.

- Saiba deliciá-lo, sem medos.




terça-feira, 13 de outubro de 2009

LA CUMPARSITA

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

ACENDA A VELA




Um tema antigo, mas que infelizmente continua muito atual, é o do abuso sexual de crianças.

Vela acesa pela inocência perdida!

Em Setembro de 2006, foi lançada uma campanha, com uma petição internacional - Light a Million Candles - que pretendia, por um lado, alertar para a multiplicação exponencial de páginas com conteúdo pedófilo na Internet (incluindo imagens explícitas de crianças) e, por outro, pressionar governos, políticos, instituições financeiras e de crédito, fornecedores de serviços Internet (ISP - Internet Service Provider), empresas de tecnologia informática e forças de segurança para que, conjuntamente, trabalhassem ativamente no sentido de inviabilizar e erradicar este negócio abominável.

Estamos fazendo um convite, acenda sua vela em seu blog.

Juntos somos mais fortes!

clik aqui

Veja a reportagem toda.

domingo, 13 de setembro de 2009

UMA DANÇA MAGNÍFICA



A força deste cara, é muito!
Por isso postei aqui no blog. Espero que gostem

BUSCANDO A SABEDORIA



"Para a vida, a liberdade e a busca da felicidade."

É neste caminho da liberdade e da busca que vivo esta vida material, tentando encontrar as melhores trilhas espirituais nos muitos ensinamentos, que tenho conhecido por aí a fora, para formar uma base sólida para a minha existência.

Estou buscando imensamente alcançar estes anseios espirituais, muitas vezes encontrando respostas práticas, noutras muitos equívocos.


Aprendendo a permitir errar, a construir o perdão, sempre revelando o mais agradável caminho para extrair a sabedoria de cada situação.

E com as inúmeras leituras permitindo a viver, de modo simples.


Muitas vezes, sinto-me iluminado num meditação, com a música que toca a alma, quando estou em estado alpha... Mas quando volto, tomo conscência da estrada a seguir e todos os percalços.

Tentando iluminar minha alma com o inspirar e expirar matutino, sinto como é gostoso re-aprender a respirar no amanhecer. Assistindo e participando o sol que nasce iluminando todo o planeta.

O que temos dentro da alma, que possa ser mais valioso que acordar com a luz do sol. Penso que seja a felicidade que luz solar doa todos os dias, é uma forma de construir a felicidade. A cumplicidade com a natureza.

Ser feliz não é difícil, ser feliz é conetar com as coisas mais simples

Inspirar...
Expirar...

Completar a respiração e sentir a beleza da natureza.

Inspira viver...
Inspira buscar...


Perceber como o ar entra de mansinho em nosso corpo físico, e manter a alegria de conectar com esta doação Divina.

Sentir o pulmão como um fole. naturalmente sintonizado com a respiração do Divino.

E o coração bate no peito serenamente.


E se entregando ao mais sutil anseio, que faz voar.

Feche os olhos, respire...

Permita-se a deixar a felicidade tomar conta.

Apenas respirar...

Apenas respirar...